Please reload

Posts Recentes

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA E EMPRESARIAL - ATIVIDADE 2

March 27, 2018

1/4
Please reload

Posts Em Destaque

COMO CALCULAR O VALOR DE EMPRESA?

July 11, 2018

Calcular o valor de uma empresa não é uma tarefa simples! Existem metologias utilizadas em todo mundo: Fluxo de Caixa Descontado, Múltiplos, Valor das Ações na Bolsa e Valor do Patrimônio Líquido.

 

POR QUE CALCULAR O VALOR DE UMA EMPRESA?

 

As empresas têm seu valor apurado quando há uma negociação, uma incorporação, ocorre a saída de um sócio, para abertura de capital na Bolsa, quando há um divórcio, uma sucessão ou quando os sócios querem se posicionar sobre o valor do seu negócio.

 

FLUXO DE CAIXA DESCONTADO - FCD

 

A ferramenta mais utilizada baseia-se na Contabilidade, principalmente na Demonstração do Resultado do Exercício - DRE, de onde calcularemos o EBITDA (Lucro antes dos juros, impostos, amortização e depreciação - conhecido em português pela sigla LAJIDA), que melhor representa o fluxo de caixa gerado pela empresa.

O valor da empresa, nesse caso, será a soma dos fluxos de caixas futuros da empresa, representados pela projeção do LAJIDA, trazidos a valor presente, DESCONTADOS a uma certa taxa de juros.

Nesse cálculo temos algumas questões a considerar. A primeira delas é que a empresa, em geral, tem uma duração indeterminada. Assim, teremos que encontrar o valor presente de uma perpetuidade, após fazermos uma projeção do fluxo de caixa para os próximos cinco ou 10 anos.

A outra questão é a taxa de juros. Que taxa utilizaremos para o desconto? Esse fator é altamente relevante para o cálculo do valor da empresa. A metodologia mais utilizada é a taxa WACC - Custo médio ponderado do capital - CMPC, onde vamos calcular o custo do capital próprio, o custo do capital de terceiros e fazer uma média ponderada na composição do Passivo da empresa.

O custo do capital de terceiros é calculado pela taxa de juros cobrada pelos bancos que financiam a empresa, menos a taxa de 34% do IRPJ, uma vez que a despesa financeira é dedutível para cálculo do imposto devido (benefício fiscal pelo endividamento). Quem paga mais juros, paga menos imposto de renda.

O custo do capital próprio, bem mais difícil de calcular. Representa, de certo modo, a remuneração percentual mínima que o investidor deveria receber de volta por arriscar seu capital no negócio. Podemos chamar de custo de oportunidade e é claro, deve ser bem maior que os juros recebidos em uma aplicação que não tem risco, como títulos do governo (Tesouro Direto).

A metodologia mais utilizada é o CAPM - Modelo de precificação do custo do capital próprio, que leva em consideração uma taxa de juros livre de risco, acrescido pelo risco do negócio. Todos os negócios têm risco, mas alguns são mais arriscados que outros. Essa medida de risco pode ser calculada pelo beta da companhia (quanto mais o beta distanciar de um, mais arriscado é o negócio e quando menor que a unidade, menos arriscado. 

 

MÚLTIPLOS DE MERCADO 

 

O valor da empresa é determinado pelo valor do faturamento, em geral, multiplicado por um múltiplo médio encontrado em outros negócios já realizados em empresas do mesmo segmento. Exemplo: O valor de uma padaria seria quatro vezes o seu faturamento mensal.

 

VALOR PATRIMONIAL

 

O valor da empresa é o valor do Patrimônio Líquido - PL que consta no Balanço Patrimonial. O valor cada ação ou cota, seria a divisão do PL pela quantidade de ações ou cotas que formam o capital da empresa. Tem pouca utilidade prática como valor de negócio.

 

 

COTAÇÃO MÉDIA DE MERCADO

 

Utilizado apenas para a empresas de capital aberto. O valor da da empresa é a quantidade de ações multiplicado pelo valor médio da ação na Bolsa de Valores.

 

DOWNLOAD DO EXERCÍCIO

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 PLM CORRETAGEM DE SEGUROS E CONSULTORIA LTDA - ME- SEGURANÇA E CONFIANÇA PARA SUA VIDA  - Todos os direitos reservados

  • Facebook PLM Seguros
  • Instagram PLM Seguros
Whatsapp

Segunda à sexta 9h às 18h

Horário de Brasília